domingo, 6 de maio de 2012

SOBRE A ARTE DE VIVER




Imagem:





Que inveja do jardineiro!
Quão terna é a vida que tem!
Dia a dia, o ano inteiro,
nunca uma queixa de alguém.

Velhinho, já sem saúde,
sempre com solicitude,
dos seus canteiros de flores
ao nosso encontro ele vem.

Tem lá consigo suas dores
quem é que, enfim, não as tem?
Todavia, por mais graves,
guarda-as sob sete chaves,
não as revela a ninguém.

Ele sabe: a vida é breve
e é só o amor que a sustém.
Não se escraviza ao dinheiro
e dos vícios se abstém.

Assim, no seu passo leve, 
me vai mostrar um canteiro.
Inveja-me o jardineiro.
Quão terna é a vida que tem!


(Da coletânea "Estado de Espírito" de Sergio de Sersank) 






6 comentários:

Anônimo disse...

Hola, muy bello Poema. Que placer leerte!
El escrito está bello, me ha gustado mucho.
Te mando un fuerte abrazo para ti
Me alegra pasar por aqui.
Cuidate. Mucha Paz.
TuAngel
6 DE MAYO DE 2012 A LAS 16:39
COMENTÁRIO EXTRAIDO DO SITE
http://www.poemas-del-alma.com/blog/mostrar-poema-172589

Sergio de Sersank disse...

Gracias. Usted es siempre bienvenido.
Abrazo!
Sersank
6 DE MAYO DE 2012 A LAS 22:50

Sergio de Sersank disse...

Registro com prazer o comentário da poetisa Sofia Rodrigues:

Poeta Sergio, meu estimado amigo, minhas saudações.
Olha que estou enternecida com a imagem do jardineiro a qual, a cada singela palavra, foste pincelando até formar na imaginação a tela desse jardim, cujos canteiros
bem tratados no amor e zelo, retribuem com a beleza atemporal de cada flor que ali brota.
Quem dera que no mundo houvesse mais jardineiros, mais seres humanos que entregam-se
a fazer o bem, a cultivar a paz, a harmonia, a distribuir beleza. Seria mavioso, como que
viver na ponte d'um belo sonho.
Chamou-me em especial a atenção essa força de carácter do bom velhinho que, mesmo alquebrado, guarda valentemente as aflições, escolhendo trazer no rosto um sorriso e nos lábios uma palavra amiga.

"(...) Ele sabe: a vida é breve
e é só o amor que a sustém.
Não se escraviza ao dinheiro
e dos vícios se abstém.(...)"

Fez-me lembrar a minha Voikamina. Trouxe-me grande saudade dessa velhinha que todos chamavam de avó, pois sempre tinha a porta aberta, um cafezinho a espera e no quintal seus preciosos canteiros. Fazia chás e remédios caseiros para quem deles necessitassem.
Foi um prazer mais uma vez ler, meditar em tua obra poética.Grata pela partilha.
Desde já faço votos de que tenhas uma semana feliz na luz e na paz.
Deixo-te a canção "Solitude" do pianista que muito aprecio - o Ernesto Cortazar.
http://youtu.be/Bya_NozAaUM
Meu fraterno abraço e até breve.
Sofia_Rodrigues
Irecê – Bahia

dom, 05/06/2012
Comentário extraído do site http://www.worldartfriends.com/pt/club/poesia/sobre-arte-de-viver

Sergio de Sersank disse...

Querida Poeta, Sofia Rodrigues,

Fico mais uma vez lisonjeado e feliz em ler teu comentário. Desta vez ao poema SOBRE A ARTE DE VIVER, o qual, apesar de bastante singelo, sob o teu olhar e sensibilidade incomuns, ganha dimensão e profundidade. Agradeço imensamente e de todo o coração o precioso tempo que a ele (e a mim, teu mais novo e sincero amigo) tens dedicado.
Retribuo o abraço e os bons votos para esta nova semana que culmina com a chegada do DIA DAS MÃES, data em que todos reverenciamos a criatura que mais amamos, aquela que nos trouxe à vida e nos ensinou, desde os primeiros passos, a trilhar os caminhos da paz, da verdade e do bem.
Um beijo no seu coração com os agradecimentos do
Sergio de Sersank
Londrina-(PR)
06 mai 2012 – 23:45h

Sergio de Sersank disse...

"Pretendo que a poesia tenha a virtude de, em meio ao sofrimento e o desamparo, acender uma luz qualquer, uma luz que não nos é dada, que não desce dos céus, mas que nasce das mãos e do espírito dos homens."
(Ferreira Gullar in "Todo Poesia" com "Muitas Vozes")

Anônimo disse...

Amigo Sergio,

Quero agradecer em primeiro lugar pela amizade!
Esta sua poesia me levou a pensar como a simplicidade é algo que engrandece!
Um jardineiro que revolve a terra, plantando, cuidando;
esta sempre a espera de ver o seu amor nascer!
É uma profissão muito linda, e eu consegui nos seus versos desenhar,
um jardineiro,um jardim em minha imaginação!
Obrigado por partilhar esta linda obra poética amigo!
Um grande abraço!

Dany May
05/30/2012 - 13:07 h.

Leia mais: http://www.worldartfriends.com/pt/club/poesia/sobre-arte-de-viver#comment-165562

Adquira o seu exemplar

Adquira o seu exemplar
livro.estadodeespirito@gmail.com

COMENTÁRIO DE ISABEL FURINI, laureada poeta e escritora sobre a obra poética "Estado de Espírito"

http://www.icnews.com.br/2013.03.05/negocios/livros-de-negocios/estado-poetico-de-espirito/

Pesquisar este blog

HINO OFICIAL DE LUIZ ANTONIO

Letra: Sersank (Sergio S. Cunha)
Música: Irineu Santa Catarina


Clique para ouvir

https://www.youtube.com/watch?v=FmWSt6RqGs4

BEBO PAROLAS EN ESPERANTO

ESPERANTO: La solvo (A solução)

ESPERANTO: La solvo (A solução)

Veja aqui a NOTA da Prefeitura Municipal de Londrina sobre o lançamento doLivro de SERSANK

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17367:sergio-sesank-lanca-estado-de-espirito&catid=88:cultura&Itemid=975

EL VIAJE DEFINITIVO - Poema de Juan Ramon Jimenez

https://www.youtube.com/watch?v=GspatgDGhO8&feature=emb_rel_end