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A religião e a espiritualidade
Teilhard de Chardin
A religião não é apenas uma, são
centenas.
A espiritualidade
é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade
é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que
necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.
A espiritualidade
é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de
regras dogmáticas.
A espiritualidade
te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade
lhe dá paz interior.
A religião fala de pecado e de
culpa.
A espiritualidade
lhe diz: "aprenda com o erro".
A religião reprime tudo, te faz
falso.
A espiritualidade
transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade
é Tudo e, portanto é Deus.
A religião inventa.
A espiritualidade
descobre.
A religião não indaga nem
questiona.
A espiritualidade
questiona tudo.
A religião é humana, é uma
organização com regras.
A espiritualidade
é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade
é causa de união.
A religião lhe busca para que
acredite.
A espiritualidade
você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de
um livro sagrado.
A espiritualidade
busca o sagrado em todos os livros.
A religião se alimenta do medo.
A espiritualidade
se alimenta na confiança e na fé.
A religião faz viver no
pensamento.
A espiritualidade
faz viver na consciência.
A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade
se ocupa com ser.
A religião alimenta o ego.
A espiritualidade
nos faz transcender.
A religião nos faz renunciar ao
mundo.
A espiritualidade
nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.
A religião é adoração.
A espiritualidade
é meditação.
A religião sonha com a glória e
com o paraíso.
A espiritualidade
nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no
futuro.
A espiritualidade
vive no presente.
A religião enclausura nossa
memória.
A espiritualidade liberta nossa
consciência.
A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade
nos faz consciente da vida eterna.
A religião promete para depois da
morte.
A espiritualidade
é encontrar Deus em nosso interior durante a vida.
Não somos seres humanos passando
por uma experiência espiritual.
Somos seres espirituais passando por uma experiência
humana.
Frei FREI BETTO
Teilhard
de Chardin, meu guru
Aquela cabeça fora capaz de conceber uma das
mais abrangentes visões do Universo, na qual todos os elementos se integram.
No domingo de Páscoa, 10 de abril de 1955, há
60 anos, em Nova York, o jesuíta Pierre Teilhard de Chardin, 73, levantou-se da
cadeira para servir-se de chá. Não chegou à mesa. Um ataque cardíaco pôs fim à
sua vida. No enterro não havia mais de três pessoas.
Para muitos, sua morte representou um alívio.
Cessara o movimento daquele cérebro poderoso. Como tantos que ousam pensar pela
própria cabeça e se recusam a acreditar que a verdade é filha da autoridade,
Teilhard teve um final solitário.
Aquela cabeça fora capaz de conceber uma das
mais abrangentes visões do Universo, na qual todos os elementos se integram, das
micropartículas subatômicas à atração de toda a matéria pelo Ponto Ômega, que
coroaria o processo de evolução da natureza. Essa grandiosa síntese foi
registrada em livros e artigos que, durante sua vida, seus superiores nunca
permitiram que fossem publicados, com receio de um novo caso Galileu.
Editada após a sua morte, a obra de Teilhard
alcançou, na década de 1960, repercussão inesperada. Figurou meses nas listas
de best sellers da Europa e dos EUA.
Em 1962, introduzi Teilhard no Brasil, graças às traduções de Conrad Detrez. Os
resumos em apostilas mimeografadas, vendidos à porta de faculdades do Rio,
estão hoje no livro “Sinfonia universal - A cosmovisão de Teilhard de Chardin”.
Mais tarde, graças a Teilhard, aprofundei a relação entre espiritualidade e
física quântica em “A obra do artista - Uma visão holística do Universo”.
Nascido na França, Teilhard era filho de uma
neta de Voltaire, pensador que introduziu em seu país as teorias de Isaac
Newton e combateu toda espécie de superstição e intolerância. Aos 11 anos,
aluno de colégio jesuíta, Teilhard demonstrava interesse pela geologia.
Encontrou um mestre que o convenceu de que o melhor serviço a Deus pode ser o
amor às pedras...
Em 1913, aos 32 anos, descobriu o amor a uma
mulher. “Estando desde a infância” - escreve ele em “O coração da matéria” - “à
procura do coração da matéria, era inevitável que, um dia, eu me encontrasse
face a face com o Feminino. [...] Parece-me indiscutível que ao homem - mesmo a
serviço de uma causa ou de Deus - não é possível nenhum acesso à maturidade e à
plenitude espirituais fora de qualquer influência sentimental que venha nele
sensibilizar a inteligência e suscitar, pelo menos inicialmente, as potências
de amar.”
Doutorou-se em Ciência em 1922, na Sorbonne e,
em 1923, fez sua primeira viagem à China. Participou da descoberta da primeira
prova da existência do homem pré-histórico. Escreveu, então, uma de suas mais
belas obras, “A missa sobre o mundo”.
De volta a Paris, em 1924, seus trabalhos
adquiriram fama. Seus superiores, preocupados com suas ideias pouco ortodoxas,
o forçaram a abandonar o Instituto Católico de Paris e a retornar à China. Em Tien-Tsin, escreveu “O meio divino”. Em
1929, participou da descoberta de Sinantropo, e passou a se preocupar com a
origem da espécie humana. Começou a redigir sua obra mais famosa, “O fenômeno
humano”.
Retornou a Paris em 1946. O Colégio da França
lhe ofereceu uma cadeira. Ele pediu a Roma permissão de aceitá-la, bem como de
publicar “O fenômeno humano”. Não conseguiu. No ano anterior, havia escrito a
autobiografia “O coração da matéria”.
Teilhard buscou a verdade nas pedras das
montanhas e nos esqueletos dos ancestrais da espécie humana, confiante de que a
evidência da verdade é filha do tempo. Censurado, calado, exilado, não abandonou
suas pesquisas e escreveu convencido de que a posteridade lhe daria razão,
tendo tido o cuidado de confiar os originais a parentes e amigos com liberdade
de divulgar sua obra.
Do jornal “O Globo” de 09/04/2015
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