Estive presente
na noite desta quinta-feira, 29, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, no evento que marcou o lançamento pela Secretaria de Estado da Cultura da Revista HELENA (o título homenageia Helena Kolody, nossa poeta maior). Foi muito bom rever, entre os presentes e usando também da palavra, o nosso querido escritor “pé vermelho”, Domingos Pellegrini Junior. Esta foi a nota divulgada na imprensa:
A publicação trata de urbanismo, imprensa, arte
e costumes do Norte paranaense. A distribuição é gratuita e dirigida para
bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasilna noite desta quinta-feira, 29, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, no evento que marcou o lançamento pela Secretaria de Estado da Cultura da Revista HELENA (o título homenageia Helena Kolody, nossa poeta maior). Foi muito bom rever, entre os presentes e usando também da palavra, o nosso querido escritor “pé vermelho”, Domingos Pellegrini Junior. Esta foi a nota divulgada na imprensa:
Este novo número busca contar um pouco da saga dos homens e mulheres que colonizaram e desenvolveram a região Norte do Estado. Uma civilização recente, formada por pessoas vindas de todos os lugares, que rapidamente entrou no mapa econômico, político e cultural do País. A distribuição é gratuita e dirigida a bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.
O tema foi escolhido pelo Conselho Editorial deste número, formado pelo escritor Domingos Pellegrini, o jornalista Nilson Monteiro e o pesquisador Miguel Fernando. Nomes como Laurentino Gomes, Miguel Sanches Neto, Paulo Briguet, Letícia Marquez, Nelson Capucho, João Urban, Sossella, Haruo Ohara e Rodrigo Garcia Lopes, formam o time de 27 colaboradores – entre outros escritores, acadêmicos, jornalistas, fotógrafos e artistas gráficos – que participaram desta edição. Reunidos, seus trabalhos compõem um mosaico diversificado, que contempla os mais variados aspectos da região Norte. Da História propriamente dita aos traços comportamentais daqueles que passaram a ser conhecidos como “pés-vermelhos”.
A segunda edição de Helena traz narrativas sobre a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento regional e a onda de prosperidade proporcionada pelo ciclo do café, ameaçada pelas geadas que a marcaram como cicatrizes. Também resgata a inquietação política e cultural dos primeiros tempos, determinantes para a compreensão de fenômenos atuais.
A publicação ainda investiga as mais de 30 etnias que constituíram uma Torre de Babel no sertão paranaense, compartilha o olhar de quem testemunhou momentos fundadores ou cruciais, e não deixa de lado as memórias afetivas de grandes nomes da literatura paranaense ligados à terra vermelha.
Multimídia
Os leitores podem conferir todo o conteúdo, inclusive a edição anterior da revista, na internet, no endereço http://issuu.com/revistahelena
A versão para tablets também pode ser baixada gratuitamente. O facebook da revista www.facebook.com/revistahelena traz conteúdo exclusivo, como fotos e vídeos.
Ficha técnica
A revista Helena é uma publicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O nome é uma homenagem à Helena Kolody, uma das principais poetas da nossa terra, e também à civilização helênica, berço da produção cultural ocidental.
A segunda edição contou com a consultoria do escritor Ernani Buchmann e coordenação editorial de Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. A edição executiva fica por conta do jornalista Omar Godoy e da coordenadora de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Thaísa Teixeira Sade, edição de Luiz Rebinski Jr e Márcio Renato dos Santos e revisão de Marjure Kosugi. O projeto gráfico é assinado pelas designers Rita Brandt, coordenadora de Desenho Gráfico da SEEC, e Adriana Salmazo. A versão digital para tablets é do designer Maico Amorim.