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terça-feira, 3 de outubro de 2023

3 de outubro – Dia de Allan Kardec

 



Hippolyte Léon Denizard Rivail - (Allan Kardec)

 

Biografia de Allan Kardec

 

Allan Kardec (1804-1869), o sábio codificador da doutrina espírita, foi educador, autor e tradutor francês. A doutrina espírita se propagou em vários países, notadamente no Brasil.

Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, nasceu em Lyon, França, no dia 3 de outubro de 1804. Descendente de antiga família lionesa, católica, foram seus pais Jean-Baptiste Antoine Rivail, homem de leis, juiz e Jeanne Louise Duhamel.

Kardec iniciou seus estudos na cidade natal e bem cedo se revelou altamente inteligente e perspicaz observador das ciências e da filosofia. Com a idade de dez anos, seus pais o enviaram   a Yverdun, Suíça, a fim de completar e enriquecer sua bagagem escolar no célebre Instituto de Educação ali instalado, em 1805, pelo renomado professor-filantropo João Henrique Pestalozzi (1746-1827). Formou-se em pedagogia no ano de 1824.

Allan Kardec educador

Após retornar para Lyon, e dominando vários idiomas, entre eles o alemão, o inglês, o holandês, o italiano e o espanhol, Allan Kardec traduziu para o alemão, que dominava amplamente, diversas obras didáticas de educação.

Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de QuímicaFísica, Anatomia comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, elaborou um manual de aritmética, que foi adotado por décadas nas escolas francesas, além de um quadro mnemônico da História da França, que visou facilitar ao estudante a memorização das datas dos acontecimentos de maior expressão como as descobertas em cada reinado do país.

Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público. Ele organizava e ministrava cursos gratuitos para os menos favorecidos.

 


 

Em 1828, junto com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet, fundou um grande estabelecimento de ensino e passou a lecionar. Em 1830, alugou uma casa na Rua de Sèvres, onde oferecia palestras e cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia etc.

Allan Kardec tornou-se membro de várias sociedades eruditas, entre elas a Academia Real de Arras, que, em 1831 lhe concedeu o Prêmio de Honra por um ensaio intitulado "Qual é o sistema de estudo mais em harmonia com as necessidades da época?" 

O Espiritismo

Durante vários anos, Allan Kardec foi secretário da Sociedade de Frenologia de Paris e participou ativamente dos trabalhos da Society of Magnetism, dedicando-se à investigação do sonambulismo, do transe, da clarividência e de vários outros fenômenos.

A partir de 1852, Allan Kardec iniciou suas experiências com o mundo da espiritualidade, numa época em que a Europa despertava a atenção para os fenômenos conhecidos como “espíritas”.

Allan Kardec investigou fenômenos espirituais registrados nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Tomou conhecimento das “mesas girantes” e da "escrita mediúnica", fenômeno que mais tarde testemunharia e através dos quais passou a se comunicar com os espíritos.

Um desses luminares espíritos, que se identificou apenas como “Um espírito familiar”, passou a orientar os seus trabalhos e teria lhe revelado que já o conhecia do tempo dos druidas, na região da Gália, onde ele vivera sob o nome de Allan Kardec.

A partir de então, Hippolyte Léon Denizard Rivail abriu mão de sua identidade nas atividades profissionais para tornar-se mundialmente conhecido como Allan Kardec.

O Espiritismo conquistou notável expansão no Brasil, onde também ganhou o nome de Kardecismo. Seu órgão mais representativo é a Federação Espírita Brasileira.

 

Chico Xavier (1910-2002) foi um dos mais importantes expoentes do Espiritismo no Brasil.

O Livro dos Espíritos

Em 1857 foi publicado O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec expõe a nova teoria da vida e do destino humano. Este livro é considerado como o marco de fundação do Espiritismo e obteve rápido e crescente sucesso editorial.

Em seguida a essa publicação, Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, da qual foi presidente até a sua desencarnação. Posteriormente, associações semelhantes foram criadas em todo o mundo.


Em 1860 foi lançada uma nova e atualizada edição de O Livro dos Espíritos, o que o referenciou como importante obra da novel filosofia espírita na França. A partir de então, Allan Kardec dedicou-se a estabelecer as bases da Codificação da Doutrina Espírita, nos aspectos filosófico, científico e religioso.

Kardec fundou e dirigiu a Revista Espírita, dedicada à defesa dos pontos de vista expostos n’O Livro dos Espíritos.

Kardec faleceu em Paris, França, no dia 31 de março de 1869, vítima da ruptura de um aneurisma. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Acima de seu túmulo, erguido como formas de dólmens druídicos está grafada em francês a inscrição: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir incessantemente, tal é a lei".

 

 

Túmulo de Allan Kardec em Paris

 

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Obras do Professor Hippolyte

·         Plano Proposto para Melhorias da Instrução Pública (1828)

·         Curso Prático e Teórico de Aritmética (1824)

·         Gramática Francesa Clássica (1831)

·         Catecismo Gramatical da Língua Francesa (1848)

·         Ditados Especiais Sobre as Dificuldades Ortográficas (1849)

Obras de Allan Kardec

·         O Livro dos Espíritos, Parte Filosófica (1857)

·         Revista Espírita (1858)

·         O Livro dos Médiuns, Parte Experimental e Científica (1861)

·         O Evangelho Segundo o Espiritismo, Parte Moral (1864)

·         O Céu e o Inferno, A justiça de Deus Segundo o Espiritismo (1865)

·         A Gênese, os Milagres e as Predições (1868)

 

·         O que é o Espiritismo

 

·         O Espiritismo em sua mais simples expressão

 

·         Obras Póstumas (“Euvres Posthumes”) – (Paris, janeiro de 1890)


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   Clique nos links abaixo e leia estas duas importantes obras kardecianas:

 

·         https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/o-que-e-o-espiritismo.pdf

 

·         https://www.luzespirita.org.br/leitura/pdf/l12.pdf

 

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Foto de Allan Kardec

 

Created: antes de 1870

Updated: 2019-04-12 17:06:57

License: Public domain

Usage terms:Public domain

Credit: Este ficheiro provém da Biblioteca Digital Gallica e está disponível sob o identificador btv1b8529781h


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A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.

— Allan Kardec

 

Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as consequências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas. 

 - Allan Kardec

 

(…) o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essa anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje…

— Allan Kardec

 

“ Ministrando a prova material da existência e da imortalidade da alma, iniciando-nos em os mistérios do nascimento, da morte, da vida futura, da vida universal, tornando-nos palpáveis as inevitáveis consequências do bem e do mal, a Doutrina Espírita, melhor do que qualquer outra, põe em relevo a necessidade da melhoria individual. Por meio dela, sabe o homem donde vem, para onde vai, por que está na Terra; o bem tem um objetivo, uma utilidade prática. Ela não se limita a preparar o homem para o futuro, forma-o também para o presente, para a sociedade. Melhorando-se moralmente, os homens prepararão na Terra o reinado da paz e da fraternidade.”

P. G. Leymarie (“Obras Póstumas” – Credo Espírita)

 

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