Letra: Sérgio dos Santos Cunha (Sersank)
Música: Irineu Santa Catarina
(Homenagem a Luiz Antônio no transcurso do seu 1º Centenário - 13/12/1992)
Luiz
Antônio,
és o chão
querido
em que me
orgulho de viver e lutar.
Teus verdes
campos,
teus horizontes
e colinas não têm par.
Sustém-te o
brilho
a história viva,
entretecida
pelos teus heróis.
Foi com lágrima
e suor
que ergueu-se a ti
o lábaro de escol!
Hás de ser
alçada aos
esplendores do porvir,
ó terra
idolatrada, espelho do país,
guardiã de
altivos ideais e tradições,
Canaã das novas
gerações! (refrão)
Ao por do sol,
fragrâncias dos
jardins
recordam matas,
vastos cafezais.
O cais do Porto,
a antiga Jathaí,
locomotivas que
não voltaram mais,
não mais,
não voltam
mais...
Só quem esteve
aqui
pode contar
o que é ser
feliz,
porque ser feliz
é ter por lar
teus vergéis sem
fim!
(Volta
ao refrão)
Ouça o Hino:
História do município
O povoado de Luiz Antônio surgiu inicialmente com o nome de Jatahy. Um dos principais pontos turísticos da cidade é a sede da Fazenda Jataí, onde está localizada a Reserva Ecológica do Jataí, com mais de 11.500 hectares de mata nativa.
Por volta de 1937, a localidade passou a ser conhecida como Luiz Antônio em homenagem ao Coronel Luiz Antônio Junqueira, conhecido fazendeiro e desbravador da região.
O município é banhando pelo Rio Mogi Guaçu, possui lagos naturais e córregos e nascentes de águas cristalinas.
..........................................................................................................
Segundo os relatos de origem popular, no dia 13 de dezembro de 1892, o viajante Carlos Loyola (morador de São Simão) passava pelo local transportando café para o porto do Jataí, tendo sido acometido por uma cegueira repentina. Como era dia 13 dezembro, ou seja, data consagrado ao culto de Santa Luzia, ele teria feito uma promessa à santa protetora dos olhos, tendo sido curado prontamente. Para pagar a promessa, Carlos Loyola montou no local uma Botica (espécie de farmácia) para vender medicamentos aos viajantes e moradores da região. A Botica, logo após, foi transformada em armazém que vendia desde alimentos até ferramentas. Carlos Loyola foi, portanto, o primeiro habitante do lugarejo que passou a ser chamado Vila Jataí a partir de 1887. Desde 1937, a localidade passou a ser conhecida como Luís Antônio em homenagem ao Cel. Luiz Antônio Junqueira - importante fazendeiro e desbravador da região - que possuía uma fazenda com o mesmo nome.
Luís Antônio obteve sua emancipação política no dia 18 de fevereiro de 1959, quando entrou em vigor a lei nº 5285 que substituiu a lei nº 5121 de 31 de dezembro de 1958, que tratava da nova delimitação territorial do estado de São Paulo.
............................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário