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segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ESTADO DE ESPÍRITO: O Cântico Negro, de José Régio (Por Paulo Gracind...

ESTADO DE ESPÍRITO: O Cântico Negro, de José Régio (Por Paulo Gracind...: Cântico Negro José Régio "Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces   Estendendo-me os braços, e seguros   De que ...

sábado, 28 de outubro de 2023

"O significado da vida é encontrado na natureza" - Filosofia Genial de Hermann Hesse




https://youtu.be/nXqxbT-66Q0?si=H1Z45QfSNS3Fp4Lp


Você às vezes tem a sensação de que a vida moderna é um pouco sufocante? Você sente que talvez seja um animal de espírito livre preso em um corpo humano? Você se sente um lobo solitário que não se enquadra na sociedade? Estas são as questões que este romancista germano-suíço abordou nos seus escritos. Hermann Hesse foi um romancista, poeta e pintor cujos romances mais conhecidos Steppenwolf e Siddhartha foram influentes desde que foram lançados no século XX. Neste vídeo irei discutir a vida de Hermann Hesse, resumir seus dois romances famosos e discutir algumas de suas filosofias de vida.








terça-feira, 24 de outubro de 2023

A Sociedade Precisa de Medíocres -Texto de António Lobo Antunes




https://www.youtube.com/watch?v=oNwAx7MJDmU


António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979 publicou os seus primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Estes primeiros livros transformaram-no imediatamente num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos no âmbito nacional e internacional. Todo o seu trabalho literário tem sido, ao longo dos anos, objeto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e dos mais importantes prémios, nacionais e internacionais, entre os quais se contam o Prémio Juan Rulfo, 2008, Prémio Camões, 2007, Prémio Jerusalém, 2005, Prémio Ovidio, 2003 e Prémio Europeu de Literatura, 2001. A obra de António Lobo Antunes encontra-se traduzida em inúmeros países e recentemente foi anunciada a sua edição na prestigiosa coleção Pléiade.

Narração: MUNDO DOS POEMAS

HISTÓRIA DE GAZA - Uma das Cidades mais Antigas do Mundo




https://youtu.be/Y39G91eEtW4?si=FMAwggPPzQE6rB_7


Tango de la Amo (esperanto) - "Cet air de tango"






https://www.youtube.com/watch?v=4hocwNvYrPM


Musique: Gilbert DRIGON Paroles: Lorenzo TOMEZZOLI Chant: Mélanie PRIN Batterie: Clément DRIGON Prise de son et Mixage: Olivier AIMÉ





segunda-feira, 23 de outubro de 2023

sábado, 21 de outubro de 2023

O Cântico Negro, de José Régio (Por Paulo Gracindo, inesquecível ator brasileiro)





Cântico Negro

José Régio


"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces 
Estendendo-me os braços, e seguros 
De que seria bom que eu os ouvisse 
Quando me dizem: "vem por aqui!" 
Eu olho-os com olhos lassos, 
Há, nos olhos meus, ironias e cansaços 
E cruzo os braços, 
E nunca vou por ali... 

A minha glória é esta: 
Criar desumanidade! 
Não acompanhar ninguém. 
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade 
Com que rasguei o ventre à minha mãe 

Não, não vou por aí! Só vou por onde 
Me levam meus próprios passos... 

Se ao que busco saber nenhum de vós responde 
Por que me repetis: "vem por aqui!"? 

Prefiro escorregar nos becos lamacentos, 
Redemoinhar aos ventos, 
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos, 
A ir por aí... 

Se vim ao mundo, foi 
Só para desflorar florestas virgens, 
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada! 
O mais que faço não vale nada. 

Como, pois sereis vós 
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem 
Para eu derrubar os meus obstáculos?... 
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós, 
E vós amais o que é fácil! 
Eu amo o Longe e a Miragem, 
Amo os abismos, as torrentes, os desertos... 

Ide! Tendes estradas, 
Tendes jardins, tendes canteiros, 
Tendes pátria, tendes tetos, 
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios... 
Eu tenho a minha Loucura ! 
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura, 
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios... 

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém. 
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe; 
Mas eu, que nunca principio nem acabo, 
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo. 

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções! 
Ninguém me peça definições! 
Ninguém me diga: "vem por aqui"! 
A minha vida é um vendaval que se soltou. 
É uma onda que se alevantou. 
É um átomo a mais que se animou...

 Não sei por onde vou,
 não sei para onde vou. 
Sei que não vou por aí!


 Sei que não vou por aí! Poemas de Deus e do Diabo  (1925)  O poema ‘Cântico Negro’ é dedicado a Sofia D’Orey.

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José Régio, poeta português


Breve biografia de José Régio

Por Luís Miguel Costa

José Maria dos Reis Pereira nasceu em Vila do Conde a 17 de Setembro de 1901. A sua vida é marcada por três meios: Vila do Conde e o seu mar, Coimbra e a sua tradição do tardio século XIX, Portalegre e o mundo largo e ancestral que ela significa.





Filho de Maria da Conceição Reis Pereira (1876-1946) e de José Maria Pereira Sobrinho (1876-1957), terá ficado a dever ao pai um certo e duradouro gosto pela vida, subjacente e teimoso, mesmo nos piores momentos, e também um gosto precoce pelo teatro. Foi ao temperamento materno, nervoso, errático, ansioso, doentio, obsessivo, que foi buscar o seu fundo humano-artístico. José Maria tinha ainda quatro irmãos mais novos: Júlio, artista plástico que como poeta usa o pseudónimo de Saúl Dias, Antonino, emigrado para o Brasil onde faleceu, Apolinário, oficial do exército e artista plástico, e João Maria, autor de um livro de poesia e também dado às artes plásticas.

Ainda muito novo José Maria começa a ler e a escrever. Dos doze para os treze anos escreve o primeiro caderno de versos a que dá o nome de Violetas. Aos quinze anos descobre António Nobre, cujo  o impressiona extraordinariamente. É um leitor atento, apaixonado, fiel aos seus amores, perspicaz, mas não um leitor voraz. Gosta de demorar com um texto, meditando-o, interrogando-o frequentemente, abandonando-o provisoriamente para a ele voltar mais tarde. Desconfia mesmo do tipo de leitor devorador de livros. Ler é pois um acto crítico, que se pratica em profundidade, um modo de ir dentro que se consegue pela qualidade e não pela quantidade da leitura.

Os seus primeiros grandes entusiasmos são o Rocamble de Ponson du Terrail e Os dois garotos de Pierre Decourdelle. Outra grande influência, não só da juventude mas de toda a vida, foi Flaubert, sendo possível descobrir uma mundo de encontros e coincidências entre ambos: a solidão, a neurose criadora, a descoberta do trabalho como forma de salvação, a aversão a escolas, a consciência profissional, a recusa da capital com a sua agitação superficial e pretensiosa, as atitudes perante a vida... Grande influência durante os seus anos de formação tiveram ainda a Vida de Jesus de Renan, os Evangelhos, o Antigo Testamento e a Imitação de Cristo.

Entre os catorze e os dezoito anos perdeu a fé. A sua fé nunca tivera um apoio intelectual articulado, havia sido sempre algo muito problemático e poroso à perfídia da dúvida.

Até aos dezasseis anos frequenta o liceu de Vila do Conde, respirando o ambiente familiar da Velha Casa. Esta pequena cidade e a casa foram ao longo da vida o seu refúgio, o regresso ao paraíso da infância, o polo de atracção. Os dois últimos anos do liceu frequenta-os no Porto, num colégio como aluno semi-interno, estando matriculado no Liceu Rodrigues de Freitas.

Terminados os estudos secundários na Póvoa do Varzim e no Porto, matricula-se na Faculdade de Letras de Coimbra, na secção de Filologia Românica, onde conclui a licenciatura em 1925, com uma dissertação revolucionária para o tempo: As Correntes e as individualidades da Moderna Poesia Portuguesa. Esta escolha da cidade do Mondego significava, por implicação, a rejeição da Faculdade de Letras do Porto, onde dominava a figura de Leonardo Coimbra, cuja maciça sedução deixara o jovem José Maria de pé atrás. Perturbado, dividido, inquieto, sedento de clareza e não de brilho é sobretudo António Sérgio quem o atrai e equilibra. Parte para Coimbra aos dezoito anos, após uma grave crise nervosa que durou o período das férias grandes e que a mudança acabará por curar. Crise nervosa a que dá muita importância e onde se revela o seu temperamento quase patologicamente nervoso herdado da mãe.

A estadia em Coimbra prolongar-se-á até 1927. É um período longo de aprendizagem, de descoberta dos outros e de si próprio, numa alternância entre um convívio apetecido e um retiro necessário. Apesar de aluno irregular, raramente indo às aulas, lê intensa e extensamente, surpreendendo os colegas com os nomes desconhecido na Coimbra de então.

Ainda no ano de 1925 dá-se a sua estreia literária, publicando Poemas de Deus e do Diabo, usando pela primeira vez o pseudónimo de José Régio. Os Poemas não tiveram imediatamente uma aceitação espectacular mas foram acolhidos com entusiasmo e perturbação.

Em 1927 funda, com João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, a revista e o movimento literário da Presença. A revista pretendia promover um movimento no sentido de revitalizar as letras e as artes em Portugal, promovendo a imagem dos principais argonautas do primeiro modernismo e lançando as bases de uma crítica exigente do estado das letras no país. Os homens da Presença apresentam-se ainda como criadores, aliando às conquistas revolucionárias do primeiro modernismo um sentido de equilíbrio e um arrefecimento crítico pedagógico que lhes vai permitir impor a arte moderna a um público relutante e despreparado.

Do ponto de vista religioso os anos de Coimbra devem ter correspondido à ponta negativa mais acentuada de toda a sua carreira, andando indiferente a qualquer ideia ou sentimento de Deus e vivendo o seu crer não crendo.

Em 1928, José Régio fixa-se em Portalegre como professor do Liceu Mousinho da Silveira, funções que desempenhará durante trinta anos, até 1962 ano da sua reforma. Apesar de afastado geograficamente do centro de produção da revista Presença continua a dirigi-la com Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca. Em 1930 este último afasta-se, assinando com Miguel Torga e Edmundo de Bettencourt uma carta de despedida. A vaga deixada na direcção da revista é preenchida por Adolfo Casais Monteiro, que permanecerá no cargo até à extinção da revista em 1940.

Depois do vendaval de Coimbra, Portalegre era o isolamento, numa pequena cidade provinciana sem horizontes culturais, sem amigos. Aqui o autor de A Velha Casa leva a cabo uma obra literária notável pela profundidade, pelo volume e pela variedade, fazendo proveito do sofrimento em que vivia.

A mudança para o Alentejo foi-lhe de difícil aceitação. Mas vencida a resistência dos primeiros tempos, acaba por cair numa habituação difícil mas profunda e a estranha casa da Boa Vista iria tornar-se o melhor ambiente de trabalho, a oficina onde a maior parte da sua obra seria elaborada. À medida que vai criando amigos e raizes em Portalegre a vida solitária vai-se-lhe tornando menos difícil, às vezes quase aprazível. O tédio e o desespero tornam-se, também, promotores de criação; o autor assume e utiliza a solidão mas, no fundo, não se resigna a ela.

Como professor era meticuloso, distante, austero. Tinha um cuidado extremo em não faltar às aulas e interesse pelas actividades dos estudantes, chegou mesmo a escrever e a ensaiar uma peça de teatro com os seus alunos.

Os anos de Portalegre foram sobretudo anos de criação. Em 1929 publica Biografia, uma colectânea de sonetos. Em 1934 publica o seu primeiro romance, o Jogo da Cabra-Cega, onde se revelam algumas das suas tendências mais salientes: o pendor analítico, o gosto pelo anormal como catalisador da personalidade mais profunda do ser humano, a vontade espectacular e teatralizadora e a atitude irónica, sarcástica e permanentemente interrogadora.

Em 1936 publica As Encruzilhadas de Deus e o opúsculo Críticos e Criticados (Carta a um Amigo). Em 1938 publica António Botto e o Amor. Em 1940 publica o ensaio Em Torno da Expressão Artística e o Primeiro Volume de Teatro, que inclui o mistério em três actos Jacob e o Anjo e a peça em um acto As Três Máscaras. No ano de 1941 publica a novela Davam Grandes Passeios aos Domingos, o livro de poemas Fado e a Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa, refundindo a sua tese de licenciatura. Em 1942 publica o romance O Príncipe com Orelhas de Burro.

Em 1945 publica Mas Deus é Grande, a antologia Poesia de Amor e o primeiro volume de A Velha Casa, o romance Uma Gota de Sangue. Em 1946 publica Histórias de Mulheres, uma colectânea de contos e novelas. Em 1947 publica As Raizes do Futuro, segundo volume de A Velha Casa, e a peça Benilde ou a Virgem-Mãe. Em 1949 publica o poema espectacular El-Rei Sebastião. Em 1953 publica o romance Os Avisos do Destino, terceiro volume de A Velha Casa. Em 1954 publica a tragicomédia A Salvação do Mundo. Em 1956 publica o volume Poesia de Ontem e de Hoje para o Nosso Povo Ler. Em 1957 publica a antologia de poesia de amor portuguesa Alma Minha Gentil e o volume Três Peças em um Acto, que inclui Três MáscarasO Meu Caso Mário o Eu Próprio-o Outro. Em 1958 publica em colaboração com Alberto de Serpa uma antologia de poesia religiosa portuguesa Na Mão de Deus. Em 1960 publica o romance As Monstruosidades Vulgares, quarto volume de A Velha Casa. Em 1961 publica o livro de poesias Filho do Homem, que será galardoado com o Prémio Diário de Notícias. Em 1962 publica o volume de contos Há Mais Mundos.

Além da poesia e do romance, destacam-se na sua obra os vários géneros literários: a crítica e o ensaio, sobretudo em artigos publicados na Presença e em várias outras revistas com que colaborou, e o género dramático, cultivado em tanta da sua poesia, com a publicação de várias peças teatrais.

Do ponto de vista religioso ia vivendo numa espécie de labirinto, degladiando-se razão e sentimentos obscuros, profundos. A própria razão se contraditava com argumentos contrapostos; os próprios sentimentos o atraíam a posições opostas ou diversas. A procura de Deus pelas vias usuais dos filósofos não lhe interessava; para José Maria Deus tinha que ser uma personalidade, uma existência concreta, uma transcendência viva — era deste Deus que necessitava e que continuamente buscava.

Neste mesmo ano de 1962 reforma-se e vai viver para Vila do Conde. Chegara ao fim a sua estadia em Portalegre. Aqui fizera alguns amigos fiéis, juntara uma notável colecção de arte sacra e popular, ensinara alguns milhares de alunos e transformara a vida interiormente agitada no tumulto sereno de uma obra sólida e durável. Na obra de José Régio temos presente uma diversidade de estruturas, temas, alegorias, mitos, símbolos e motivos, com que o autor procura exprimir não só o seu caso pessoal mas a condição humana nas suas alturas e nos seus abismos, nas suas condições labirínticas e nas aspirações de Eternidade e Absoluto, nas suas impossibilidades e nos seus limites, nas suas esperanças e nos seus desesperos, nas suas vulgaridades e nas suas sublimidades.

Vive ainda perto de oito anos na pequena cidade do Ave. Anos de trabalho tranquilo, apenas sobressaltados por uma experiência traumática no Sanatório Rainha D. Amélia em Lisboa e pela agitação provocada pela sua actividade jornalística. Régio era o alvo preferido de todos os movimentos literários que apareciam a renovar definitivamente a paisagem das letras portuguesas. Os seus últimos anos foram agitados por polémicas que com o seu feitio combativo e obstinado desencadeou e alimentou.

Em 1964 publica Ensaios de Interpretação Crítica, volume em que recolhe, corrigindo e desenvolvendo, textos já aparecidos noutros volumes ou em jornais, dedicados a Camões, Camilo, Florbela, e Mário de Sá-Carneiro. Em 1966 publica o quinto volume de A Velha Casa, com o título Vidas são Vidas. Em 1967 publica Três Ensaios sobre Arte, incluindo os ensaios Em Torno da Expressão ArtísticaA Expressão e o Expresso e Vistas sobre Teatro. Em 1968 publica Cântico Suspenso, livro que esteve na origem de uma releitura de Régio que muito terá contribuído para amargurar os últimos dias do poeta. Em fins de 1968 começa a escrever Confissão dum Homem Religioso, dando por praticamente concluída em Setembro de 1969 a primeira redacção do livro. Iniciara também a redacção do sexto volume de A Velha Casa.

Em Outubro de 1969 é acometido de um violento enfarte do miocárdio, de que viria a falecer a 23 de Dezembro na sua casa de Vila do Conde.

A personalidade e a obra de José Régio enchem uma época, ocupam um importante espaço da vida mental portuguesa, e só por si são o orgulho para o século XX não ter que invejar o século XIX português. Régio, tão religioso como Antero, foi mais completamente artista e tão filósofo como ele. Foi mesmo o que Antero não chegou a ser: um homem realizado em todos os aspectos em que aspirou realizar-se. Não se realizou a nível político, mas também não foi um político mas antes de tudo um homem religioso. Situá-lo numa época antes de mais política e conferir-lhe em função dessa época os atributos que revestiam a sua missão enquanto escritor é, se não mais, anacrónico. Régio procurou acima de tudo ser um espírito religioso, não apenas no sentido passivo que a religião apresenta nos seus místicos, mas no sentido positivo que a religião apresenta nos seus representantes proféticos, nos seus apóstolos, nos seus evangelizadores.

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segunda-feira, 16 de outubro de 2023

JESUS ERA JUDEU OU PALESTINO?

 POLÊMICA

 

Neste 16 de outubro de 2023, trago às leitoras e leitores do blog, o controvertido tema para reflexão. Nos artigos que abaixo transcrevo há opiniões divergentes sobre a nacionalidade de Jesus, na condição histórica de haver nascido Ele na antiga Judeia. Qual é a sua verdadeira origem?

O fato é que, diante da relevância de Sua Divina presença no mundo à época dominado, como ainda hoje, pela força do poder material e das armas, o que se deve realmente considerar é o impacto que produziu na raça humana  a sua grandiosa missão de amor à humanidade.

O assunto é, portanto, apenas um contraponto, neste momento histórico em que assistimos a eclosão de outro lamentável conflito bélico, com temerosas e indesejáveis consequências para a segurança das relações pacíficas internacionais entre diversas nações, direta ou indiretamente envolvidas ou passíveis de vir a sê-lo, no desenrolar dos fatos que a cada dia se agravam.

Shalom aleichem!

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Livros sugeridos:


1.     A INVENÇÃO DO POVO JUDEU

2.     A INVENÇÃO DA TERRA DE ISRAEL

 

SINOPSE 1

“O livro A INVENÇÃO DO POVO JUDEU ficou 19 semanas na lista de mais vendidos em Israel, em 2008, e é alvo de polêmica acirrada onde quer que seja lançado. Neste trabalho iconoclasta, ao questionar a identidade dos judeus como nação, o historiador Shlomo Sand, ele mesmo judeu, sugere as bases para uma nova visão do futuro político da Terra Prometida. Amparado em farta pesquisa, o autor questiona o discurso historiográfico canônico e formula a tese de que os judeus sempre formaram comunidades religiosas importantes em diversas regiões do mundo, mas não constituem uma nação portadora de uma origem única. O conceito de estado-nação é, portanto, posto em xeque, assim como a ideia de Israel como um Estado pertencente aos judeus do mundo todo - aqueles que escolheram outra pátria em vez de retornar à terra de seus ancestrais. Para o autor, Israel deveria reconhecer seus habitantes, sejam eles israelenses ou palestinos. Publicado em dez línguas, este é um livro questionador, e por isso mesmo necessário, assim como todos os que se propõem a lançar novas luzes sobre a História e seus mitos.”

AUTOR:

SAND, SHLOMO

TRADUTORA:

Bouteiller, Eveline  

EDITORA:

BENVIRÁ

SINOPSE 2

“Os judeus sempre acreditaram ser o povo escolhido, e que a Terra de Israel, a Palestina, era seu território de direito, para onde deveriam voltar ao longo da vida. Em seu primeiro livro, A INVENÇÃO DO POVO JUDEU, o historiador israelita Shlomo Sand colocou em xeque o mito de que os judeus são uma nação, mostrando que não há entre eles nenhuma característica comum além da religião. Agora, em A invenção da Terra de Israel, Sand lança uma nova luz sobre um tema polêmico e alvo de uma das mais longas guerras iniciadas no século XX: a Terra de Israel e a invasão do território sagrado pelos palestinos. Sand desconstrói os antigos mitos que cercam a Terra Santa e as definições de pátria para diferentes povos, além de dissecar o conceito de direito histórico por trás das escrituras sagradas.”

AUTOR:

SAND, SHLOMO

TRADUTORA:

BRITO, LUCIA

EDITORA:

BENVIRÁ

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Jesus Cristo é ancestral do povo palestino, diz artigo em jornal

Por Thiago Dearo -

 

Jesus Cristo não é judeu, mas sim ancestral do povo palestino, diz artigo no principal jornal da Palestina, negando os textos bíblicos.

Jesus Cristo é descrito como um “ancestral do povo palestino e de seu patriotismo”, diz artigo publicado no jornal governamental ‘Al-Hayat Al-Jadida’, o principal da imprensa palestina.

Embora segundo a tradição cristã Jesus fosse judeu, o autor do artigo no ‘Al-Hayat Al-Jadida’, insiste que os palestinos ‘são descendentes de Jesus, nascidos das cinzas como uma ave fênix das ruínas de Nakba (a “catástrofe”, ou seja, a independência de Israel em retórica palestina) e Naska (a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias, segundo a mesma terminologia).

 De acordo com a publicação, a festa da Páscoa Cristã deve ser considerada não apenas como ‘uma celebração dos cristãos palestinos, mas de todos os palestinos, porque Jesus é um cananeu palestino’. O próprio título do artigo “A ressurreição de Jesus, a ressurreição do Estado”, deixa claro que Jesus e a Autoridade Palestina são uma só e estão sempre juntos.

 “A ressurreição de Jesus se reflete na história da luta dos palestinos contra os descendentes sionistas, os quais conspiram com os países capitalistas ocidentais que dizem pertencerem ao mundo cristão”, diz o artigo.

Um portal pró-Israel tem denunciado o artigo por supostamente falsificar dados históricos, destacando entre outras coisas, que o Profeta Maomé pregava o islã nos séculos VI-VII. Os meios hebraicos indicam que as autoridades palestinas tentariam vincular a perseguição de Jesus pelos judeus com o alvo atual de etnia árabe.


 


 Segundo a organização israelense Palestiniam Media Watch, os palestinos começaram a reescrever a história a partir de 1990, ano em que foram publicados os trabalhos do professor e historiador Yousuf Al Zamili. O objetivo do historiador era questionar os vínculos históricos dos judeus contemporâneos com a Terra Sagrada e pôr em dúvida a própria existência do Estado Judeu. Posteriormente alguns funcionários declararam repetidamente que Jesus ensinou o Islã. – RT

Fonte:

https://www.portalpadom.com.br/jesus-cristo-ancestral-palestino/

 

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Jesus Cristo preto, judeu e palestino

YUSSEF DAIBERT SALOMÃO DE CAMPOS

Publicado em 26/12/2020

 

 

Mais de dois mil anos de um personagem que rege, direta ou indiretamente, a vida de metade da população mundial, no mínimo. Seja por admirá-lo, seja por renegá-lo, sua presença é inexorável. Além de judeu e habitante da região que aprendemos a reconhecer como Palestina (mesmo com a invasão do Estado Israelense), Jesus deve ter sido, segundo cientistas, como o especialista forense em reconstruções faciais britânico Richard Neave, semelhante "aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena. Um homem típico do Oriente Médio". Se utilizarmos marcadores sociais de diferença ou paradigmas identitários, como nacionalidade, religião e raça, tão presentes em estudos das Ciências Sociais e Humanas hodiernos, longe estará aquela imagem de um homem loiro, de olhos claros, germânico ou nórdico, cujos estereótipos eurocêntricos imprimiram no Brasil não só a religião católica, mas o Jesus europeu.
Sob o intenso sol do Oriente Médio, "moreno" seria uma forma a mais de evitar falar da cor preta de Cristo, já que se deve considerar "a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto", como proferiu o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense.

A Idade Média, o Império Bizantino e o Renascimento foram indispensáveis para erigir esse estereótipo branco de Jesus. Para o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), "ao longo da história, as representações artísticas de Jesus e de sua face raras vezes se preocuparam em apresentar o ser humano concreto que habitou a Palestina no início da era cristã", variando de "uma figura doce em muitas imagens barrocas ou um Cristo sofrido e martirizado como nas obras de Caravaggio ou Goya".


Como uma população - a exemplo da brasileira - na qual mais da metade se reconhece como preta ou parda, e 86% se declaram cristãos, entre católicos, evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais, espíritas, segundo dados do último censo do IBGE, se vê representada em sua religião?


Além do racismo contra as religiões de matrizes africanas, o racismo está presente também na continuidade de um Cristo completamente anacrônico e descontextualizado, que atende somente àqueles que veem nessa matriz religiosa meios de dominar, e não só evangelizar, seus adeptos.
Além das inúmeras traduções (hebraico, grego, aramaico, gótico, armênio, copta, etc.) e edições feitas no texto bíblico que, é sempre bom lembrar, não teve uma linha sequer escrita por Jesus, as interpretações literais, principalmente aquelas voltadas ao Antigo Testamento, poriam Jesus Cristo em contraposição ao cristianismo, caso estivesse vivo, em carne, entre nós. A submissão feminina justificada pela criação de Eva a partir da costela de Adão (Gn 2,21-22) é um dentre muitos casos.

É diferente, portanto, ser cristão e ser crístico. Com o cuidado de fugir da armadilha anacronista, também o Novo Testamento apresenta representações idealizadas a atender demandas políticas da Igreja Católica, que são inadequadamente mantidas em nossos dias. A virgindade de Maria, a castidade cristã e, claramente, o Jesus europeu e ariano, nos revelam um cristianismo anticrístico.
Onde está o "amai-vos uns aos outros como eu vos amei", presente em vários livros bíblicos, como João, Pedro, Hebreus? Se Jesus nascesse no Brasil, no século XXI, em condições análogas, mutatis mutandis, ao contexto de mais de dois mil anos, seria preto, pobre, morador da periferia. Mas dificilmente chegaria aos 33 anos de idade, pois as milícias cristãs, as políticas e polícias do Estado (que só formalmente é laico), traficantes que atacam religiões de matriz africana ou um cidadão de bem, que porta sua arma por autorização legal recente, colocariam balas de fuzil bem dentro de seu crânio quando estivesse, ainda, em sua infância, dentro de uma escola pública ou brincando de bola nas ruas da favela. Ou seria torturado e executado por discordar da necropolítica e denunciá-la, ao sair de um debate sobre direitos quilombolas, indígenas, femininos, LGBTQIA+.

*Yussef Daibert Salomão de Campos, professor da Universidade Federal de Goiás, autor do livro Palanque e Patíbulo: o patrimônio cultural na Assembleia Nacional Constituinte e articulista do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult)

 

Fonte:

https://www.jb.com.br/pais/artigos/2020/12/1027309-jesus-cristo-preto-judeu-e-palestino.html

 

 

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Jesus, o palestino!

 


Bilal Ramez Bakri – (BilalRBakri)

6 de janeiro de 2021

 

Na terra da Galileia, região mais pobre da Palestina, então sob o domínio do Império Romano, nascia Jesus Cristo, há mais de dois milênios. A Palestina fazia parte da Síria Histórica, região que hoje engloba, também, os estados independentes do Líbano, Jordânia e a própria Síria. Dado isso, podemos afirmar que Jesus nasceu na periferia da periferia. A Palestina era uma província periférica o Império Romano. E a Galileia era uma região periférica desta província.

Jesus tinha o hábito e os modos simples dos galileus, que contrastavam com os hábitos e modos das principais cidades da Palestina, como Jerusalém. Até mesmo o idioma que o Jesus usava para comunicar-se era a forma popular do língua aramaica que vigorava na época. Isso causava um escândalo entre os sacerdotes judeus que usavam formas rebuscadas e eruditas do hebraico, enquanto o “rabi” Nazareno comunicava-se de forma simples e usando linguagem popular.

O povo da Palestina na época de vida de Jesus vivia sob dois jugos, que causavam muito sofrimento e dor às pessoas. O jugo do Império Romano que que cobrava altos impostos a uma população já em situação nada próspera, e o jugo dos sacerdotes judeus, que além de exercerem um ferrenho domínio moral, intelectual e religioso, exigiam ofertas em dinheiro do povo já assolado pela pobreza.

Neste cenário em que a exploração externa imperial e a interna sacerdotal açoitavam o lombo do sofrido povo da Palestina, surgiu Jesus. Em relação ao Império, ele preferiu não encarar de uma forma direta, mas são famosas as suas citações: “Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus”; “O Meu Reino Não É Deste Mundo”. Quanto aos guardiães da religião judaica, ele foi extremamente mais severo, acusando-os de hipocrisia e podridão em mais de uma situação, e encarando-os de frente, de uma forma altiva. O episódio em que ele levantou o azorrague contra os mercadores do templo é um claro exemplo da posição de Jesus contra a religião judaica oficial predominante na época. E a sua famosa profecia sobre o templo de que “Não sobrará pedra sobre pedra”, viera a concretizar décadas depois. Os seus embates com o grupo dos fariseus foram e são emblemáticos até hoje.

Jesus é o maior dissidente da religião judaica da História; portanto qualificá-lo de “judeu” contém um equívoco gritante. A negação do judaísmo e todas as suas instituições sacerdotais e religiosas rendeu-lhe a inimizade mortal dos clérigos judeus. O único adjetivo que caracteriza Jesus de uma forma justa e correta são os adjetivos relativos ao espaço que foi palco de sua revolucionária mensagem. Portanto, Jesus é o Nazareno, o Galileu e, por consequência, o Palestino, mas nunca o judeu!

Muito mais do que líder religioso no sentido estrito e ritualístico do termo, Jesus foi um dos maiores libertadores e revolucionários da História. A sua mensagem veio trazer libertação ao povo oprimido e sobrecarregado na Palestina e no mundo daquela época e de todas as épocas. Ele enfrentou audaz e nobremente os dois sistemas que aliavam-se na opressão e exploração do povo palestino: o Império Romano e a Religião Judaica.


Jesus Cristo, obra de arte do artista palestino Sliman Mansour

 

Dados estes fatos, e trazendo a História um pouco para atualidade, fazemos alguns questionamentos. Se Jesus hoje se fizer carne e osso e vier a pregar a sua mensagem, de que lado ele ficaria? Ficaria do lado do imperialismo com suas múltiplas faces e formas, desde o neoliberalismo até o capitalismo selvagem, até a invasão de países com matança dos povos, ou ficaria do lado das massas oprimidas exploradas de todo o mundo?

De que lado Jesus ficaria, do lado das instituições religiosas (muitas usam o seu nome) que vivem a pregar impostura e a explorar os mais humildes com dízimos, ofertas e tributos? De que lado Jesus ficaria, do lado dos sionistas judeus que ocuparam e usurparam a Palestina, massacrando e expulsando o seu povo, ou do lado do povo palestino que há mais de sete décadas sofre as consequências catastróficas da Nakba?

 

Jesus foi, é e sempre será palestino! Jesus foi, é e sempre será um homem do povo, aliado, libertador e líder dos oprimidos, sobrecarregados e sofredores.

Fonte:

https://www.monitordooriente.com/20210106-jesus-o-palestino/

 

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Jesus de Nazaré. Profeta da liberdade e da esperança

 

"A figura de Jesus tem sido, infelizmente, um empecilho no relacionamento entre cristãos e judeus, uma justificativa para exclusão mútua, uma fonte de atrito e ressentimento. É de fundamental importância que Jesus seja reconhecido como um elo essencial entre os dois credos. Jesus é a ponte através da qual toda a cristandade passa a ser incluída como descendente de Abraão e, portanto, coerdeira, juntamente com os judeus, do seu grandioso legado espiritual", escreve Henry Sobel, rabino e ex-presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP), recentemente falecido.

O texto foi publicado originalmente em: Aquino, M. F. (Org). São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999, pp. 89-104.

 

Eis o artigo.

Henry Sobel

29 Novembro 2019

 

Confesso que hesitei antes de aceitar o convite da Editora Unisinos para escrever este artigo. Afinal, Jesus é a figura máxima da cristandade e tive receio de penetrar em seara alheia. Mas, pensando bem, a seara não é de todo alheia, como veremos em seguida. Mesmo assim, traço estas linhas com profunda humildade, pisando em ovos, ciente de que a relação entre Jesus e o Judaísmo é das mais delicadas.

Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou. Ele era chamado de "rabino" (João 1,49; 9,2) e frequentava o Templo de Jerusalém, junto com seus discípulos. É uma pena que as divergências posteriores entre Igreja e Sinagoga tenham resultado num processo de obliteração das origens judaicas do cristianismo.

Jesus participava em debates acerca da interpretação dos preceitos judaicos, como o faziam outros judeus de sua época, e pregava a obediência às leis da Torá, a Bíblia hebraica.

Ensinava nas sinagogas e sua mensagem era uma mensagem judaica, dirigida por um judeu aos seus correligionários judeus.

Provas da "judaicidade" de Jesus não faltam no Novo Testamento. Por exemplo, em Marcos 12,28-31, quando lhe perguntam qual é o principal mandamento, Jesus responde com as palavras da Bíblia hebraica (Deuteronômio 6,4-5): "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu pensamento e com toda a tua força." Essa afirmação de fé, conhecida como Shenzá, era na época — e é até hoje — repetida duas vezes por dia por todo judeu observante. Ao Shemá, Jesus acrescenta um segundo mandamento, que ele considera "igualmente importante", também extraído da Torá: "Amarás o próximo como a ti mesmo" (Levítico 19,18).

Um segundo exemplo das origens judaicas dos ensinamentos de Jesus encontra-se no "Pai-Nosso" (Mateus 6,9-13). Novamente, as semelhanças com as Escrituras e liturgia judaicas são patentes: "Avinu She'Ba'Sbamayiin", "Pai nosso que estás no céu", era uma invocação tradicional nas preces e bênçãos judaicas; "Itkadasb sbinei raba", "Seja santificado Teu nome", faz parte do Kadish, a principal oração judaica de louvor a Deus; "V'al tevieinu lo lidei nissaion", "Protege-nos contra a tentação" consta das rezas matutinas.

Torá diz que Deus é nosso Pai (Isaías 63,16) e os antigos rabinos já nos ensinavam a dirigirmo-nos a Ele como "Pai" em nossas preces. Há muitos comentários em torno do termo aramaico Aba, "Pai", usado por Jesus durante seus momentos de angústia no jardim Getsêmani. A maneira como Jesus abre o coração ao Pai nessa hora mostra sua confiança em Deus como figura paterna, mas não significa necessariamente — conforme alegam alguns estudiosos cristãos — que essa forma de tratamento fosse um novo conceito introduzido por Jesus.

Um terceiro exemplo digno de menção é o Sermão da Montanha. Além de serem encontrados sugestivos paralelos entre as bem-aventuranças e alguns versículos dos Salmos (por exemplo, "Mas os mansos possuirão a terra", Si 37,11), Jesus afirma nesse sermão seu amor à Torá em termos inequívocos: "Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas: não vim abolir, mas cumprir. (...) Aquele que transgredir um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os observar e os ensinar, será declarado grande no Reino dos céus" (Mateus 5,17-19). E não podemos deixar de perceber que o imperativo moral de imitar a perfeição do Criador ("Sereis perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste", Mateus 5:48) é muito semelhante ao mandamento em Levítico 11,45 e 19,2 ("Sereis santos, pois Eu sou santo").

Um ponto frequentemente citado como prova de que Jesus se opunha aos ensinamentos judaicos é "Ouvistes o que foi dito: (...) Odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mateus 5:43). Os estudiosos da Bíblia ainda não conseguiram determinar ao certo a fonte em que se baseou essa afirmação de Jesus, já que em nenhum lugar do Antigo Testamento se encontra uma injunção de "odiar o inimigo". Pelo contrário, a Torá ordena: "Se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se está com sede, dá-lhe de beber. Com isso (...) o Senhor te recompensará" (Provérbios 25,21-22).

Ao ressaltar o que há de comum entre os ensinamentos de Jesus e os preceitos judaicos, não se pretende negar a singularidade e o caráter inovador da pregação desse grande mestre. Pretende-se apenas mostrar quão falsa é a tão propalada tese de que Jesus e os judeus de sua época eram adversários ideológicos. Não o eram e nem podiam ser, pois seguiam a mesma Bíblia. Como bem o explicou o Papa João Paulo II, em um encontro com os membros da Pontifícia Comissão Bíblica em 11 de abril de 1997: "Não se pode exprimir de maneira plena o mistério de Cristo sem recorrer ao Antigo Testamento. A identidade humana de Jesus define-se a partir do seu vínculo com o povo de Israel."

Dito isto, devemos reconhecer as importantes e numerosas diferenças entre as ideias propagadas por Jesus e as doutrinas judaicas. Alguns dos pronunciamentos de Jesus negam o ensinamento judaico de que nenhum homem pode ser um intermediário entre o Criador e os outros homens. Jesus dizia: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim" (João 14,6). A ideia de que o relacionamento especial de Jesus com Deus permitiria a salvação somente daqueles que acreditassem nele, Jesus, é alheia ao judaísmo.

Os profetas hebreus castigavam os pecadores, mas não perdoavam os pecados. Sob a perspectiva judaica, o perdão cabe somente a Deus — ou à pessoa contra quem o pecado foi cometido. Jesus, entretanto, acreditava ter o poder de perdoar qualquer pecado. Ele dizia: "Saibam que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar os pecados" (Mateus 9,6).

Mais ainda, Jesus alegava ter o poder de ressuscitar os mortos: "Assim como o Pai reergue os mortos e os faz viver, o Filho também faz viver quem ele quer" (João 5,21). Os profetas hebreus também operavam milagres, mas frisavam que o faziam como meros instrumentos de Deus. Quando Elias ressuscitou o filho da viúva (I Reis 17,17-24), ele não atribuiu o milagre a si próprio, mas sim "invocou o Senhor, dizendo: 'Senhor, meu Deus, faze com que a respiração deste menino volte a ele!". Da mesma forma, quando Eliseu quis ressuscitar o filho da sunamita, ele "orou ao Senhor" e a criança reviveu em resposta às suas preces (II Reis 4,33).

No que tange à lei de talião, "olho por olho, dente por dente", criticada por Jesus no Sermão da Montanha (Mateus 5,38-39), não se tratava de uma cruel represália física, mas sim de um princípio jurídico segundo o qual a pena deveria ser proporcional à ofensa. Foi um progresso na jurisprudência da época, pois antes eram comuns os excessos na prescrição de penas. Não há indícios de que a lei de talião tenha sido aplicada literalmente nos tempos bíblicos e sabe-se que foi mais tarde substituída por um sistema de compensação monetária. Mesmo assim, a atitude preconizada por Jesus, "Se alguém te esbofeteia na face direita, oferece-lhe também a outra face", é totalmente contrária à doutrina judaica. Sob a perspectiva do judaísmo, oferecer a outra face é um incentivo ao agressor para que continue agindo com violência.

judaísmo exalta a família, inserida no contexto maior da comunidade. Jesus advogava o celibato e desprezava os laços familiares, considerando-os uma barreira à devoção religiosa. Quando um de seus discípulos suplicou: "Eu vou te seguir, Senhor, mas primeiro permite que eu me despeça dos que estão em minha casa", Jesus o repreendeu: "Aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus" (Lucas 9,61-62). Ele afirmava categoricamente: "Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14,26).

judaísmo ressalta a importância da oração coletiva. Exige-se um minyan (o quorum de dez homens) para as preces principais e, especialmente, para a leitura da Torá. Isto não significa que o judaísmo desvalorize a oração individual, mas sim, que o indivíduo é visto como um elo na corrente do seu povo e da humanidade. Jesus, por outro lado, criticava esta postura e louvava a oração solitária: "E quando rezardes, não sejais como os hipócritas que gostam de fazer suas orações de pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens (...) Quando quiseres orar, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai em segredo" (Mateus 6,5-6).

Uma das principais divergências entre cristãos e judeus é a questão de Jesus ser ou não o Redentor ou Messias. Expectativas messiânicas já existiam antes do nascimento de Jesus e os judeus aguardavam fervorosamente a chegada do Messias à Terra, em cumprimento da profecia bíblica. Os primeiros discípulos de Jesus, acreditando que ele fosse o Messias prometido pelos profetas, acrescentaram a palavra Cristo ao seu nome (Christos, em grego, é a tradução do termo hebraico Mashiach, Messias, "o ungido") e essa crença tornou-se o dogma do cristianismo. Assim sendo, sob a perspectiva cristã, já estamos vivendo na era messiânica há 2 mil anos.

Os judeus, por outro lado, não reconhecem Jesus como Messias, simplesmente porque as profecias messiânicas nas quais depositamos nossas esperanças não se concretizaram. A opressão não terminou, a guerra não acabou, o ódio não cessou, a miséria não findou. E, acima de tudo, a tão esperada regeneração espiritual da humanidade certamente não ocorreu.

Além dessa séria discordância entre judaísmo e cristianismo acerca do status messiânico de Jesus, tampouco a natureza divina de Jesus é aceita pelos judeus. A doutrina cristã de que Deus tornou-Se homem é incompatível com os princípios judaicos. O judaísmo não aceita nenhuma distinção entre os homens, nem admite que um homem seja superior a outro. Os rabinos explicam que toda a raça humana proveio de Adão. E por que só de Adão? Para que ninguém possa dizer que seu pai é melhor do que qualquer outro. E como Deus nos fez todos iguais, o judaísmo não reconhece um "Filho de Deus" que se destaca e se eleva acima dos outros seres humanos. A convicção judaica é de que somos todos "filhos de Deus", criados à Sua imagem, e nenhum ser humano pode ser considerado mais divino do que os outros. De acordo com o judaísmo, Deus é Deus, o homem é homem, e entre eles existe uma distância intransponível. Tal crença não reflete um desrespeito ou preconceito contra Jesus. Nenhum dos nossos próprios patriarcas ou profetas — nem AbraãoIsaac ou Jacó, nem MoisésAarão ou David — é considerado divino. Na teoria judaica, com sua ênfase rigorosa no monoteísmo, Deus não pode Se materializar em nenhuma forma. A crença num Messias divino que é a encarnação de Deus contraria a convicção judaica da absoluta soberania e unicidade de Deus.

O fato de existirem diferenças entre judeus e cristãos não deve e não pode impedir-nos de sermos irmãos e lutarmos juntos pelos grandes e nobres objetivos universais. Irmãos são diferentes, têm opiniões diferentes, ideias diferentes, convicções diferentes. As diferenças em si não constituem um problema. O que constitui um grave problema no relacionamento entre os adeptos do judaísmo e do cristianismo é a acusação de que os judeus mataram Jesus.

O antissemitismo já existia bem antes da época de Jesus. Por volta do ano 450 antes da Era Comum, quando o primeiro-ministro da Pérsia, Haman, quis justificar seu plano de matar todos os judeus do império, ele alegou o seguinte: "Há em todas as províncias do reino um povo disperso e separado dos outros; suas leis são diferentes das dos demais povos" (Ester 3,8). Este, e apenas este, foi o "crime" que os judeus cometeram: eles eram diferentes.

Era isto também que os cristãos costumavam dizer sobre os judeus. Desde o declínio do Império Romano, a Igreja Católica se tornara a força dominante na civilização ocidental. À medida que o cristianismo se difundia por toda a Europa, os judeus acabaram sobrando como os únicos dissidentes. Com impaciência cada vez maior, a Igreja e seus fiéis procuravam enquadrar aquela minoria obstinada. Consideravam a permanência do judaísmo não só ofensiva como inexplicável. Era inconcebível para eles que qualquer pessoa, em sã consciência, pudesse preferir outra fé senão o catolicismo. Por que os judeus ainda se apegavam ao seu "falso" credo? Por que Deus ainda o permitia? A única explicação, concluíram muitos cristãos, era que os judeus serviam de advertência, que Deus havia condenado aqueles "assassinos de Cristo" a viverem eternamente — rejeitados, proscritos, vagando de terra em terra como exemplo do que acontece aos que renegam Jesus.

sentimento antijudaico era reforçado por tudo que diferenciava os judeus dos demais: suas leis alimentares, suas normas de abate de animais, seu ritual de circuncisão. Surgiram boatos de que os judeus exalavam um odor peculiar, que desaparecia no instante em que aceitavam o batismo cristão. Isso, por sua vez, gerou rumores de que os judeus compactuavam com o demônio em cerimônias secretas e perversas, nas quais praticavam "assassinatos rituais". A acusação era, na verdade, uma combinação de várias calúnias diferentes, porém inter-relacionadas. Dependendo da época ou do agente propagador, uma delas vinha à tona com maior ímpeto. De acordo com a mais frequente, os judeus crucificavam crianças cristãs com o objetivo de reencenar a crucificação de Jesus. Esta versão explica por que o libelo era difundido mais amiúde às vésperas da Páscoa.

A acusação de deicídio, que pesou durante séculos sobre o povo judeu e foi uma das principais causas do antissemitismo, é totalmente infundada. Não há evidências históricas que sustentem tal teoria. Acusar os judeus da morte de Jesus foi uma forma mais convincente da verdadeira acusação: a de que nem todos os judeus se tornaram cristãos.

No que tange ao martírio e morte de Jesus, é importante lembrar o caráter opressivo do governo romano na JudeiaPôncio Pilatos, o procurador romano na época de Jesus, foi especialmente cruel no exercício de suas funções. A ele cabia, como aos seus antecessores, nomear o Sumo Sacerdote e depô-lo a seu bel-prazer. Assim sendo, Pilatos estava em pleno controle da situação durante o período da prisão e crucificação de Jesus. Tampouco podemos esquecer que, antes de Jesus, centenas de outros judeus já haviam sido crucificados, a maioria por se recusar a colaborar com as forças de ocupação pagãs. Jesus foi crucificado por soldados romanos como criminoso político, "Rei dos Judeus". Cabe acrescentar que a atuação de Pôncio Pilatos foi considerada exageradamente brutal até mesmo pelos seus superiores, tanto assim que ele foi chamado de volta a Roma para se justificar, e nunca mais reassumiu a procuradoria.

O suposto "julgamento" de Jesus pelo Sanhedrin, o tribunal rabínico, não é relatado pelo evangelista João, tampouco por Lucas, o que torna dúbia a historicidade desse episódio. No evangelho de Mateus (27,25), depois que Pilatos lava as mãos e diz "A responsabilidade é vossa", o povo responde: "O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos". A frase é a mais terrível dos evangelhos, no que se refere ao anti-judaísmo. O teólogo grego Orígenes, no século III, deu o tom de como o versículo ecoaria séculos afora: "Portanto, o sangue de Jesus derramou-se não só sobre os que existiam naquele tempo, mas também sobre todas as gerações de judeus que se seguiriam, até o fim dos tempos". Curiosamente, somente Mateus registra essa suposta reação em massa, enquanto Marcos e Lucas fazem uma distinção entre um pequeno grupo de judeus convocados por Pilatos e "uma grande multidão de povo", que seguia Jesus e "se lamentava por causa dele" (Lucas 23,27). O Evangelho de João, por sua vez, usa o termo genérico "os judeus" na narrativa da Paixão, que contribuiu fortemente para a crença na culpa coletiva e para as hostilidades antijudaicas através dos séculos.

É importante ressaltar que os evangelhos não foram escritos como relatos históricos, no sentido moderno (isto é, como uma transcrição factual de eventos), e sim como narrativas de caráter religioso. Sendo quatro os evangelhos, os eventos foram vistos sob quatro óticas teológicas diferentes. Além disso, os evangelistas não trabalharam com informações de primeira mão. Há um consenso entre os eruditos, hoje, de que os evangelhos datam de no mínimo 40 anos depois da morte de Jesus. O padre americano Raymond Brown, autor de The Death of the Messiah (A Morte do Messias), um estudo de 1.600 páginas, frisa que a intenção dos evangelistas era evangelizar e, portanto, não está excluída a hipótese de que tenham para isso se utilizado de variados recursos, inclusive a ficção.

Na época em que foi escrito o Evangelho de Mateus, a Igreja e os rabinos travavam uma disputa religiosa acerca da interpretação "correta" da Bíblia judaica que ambos compartilhavam como Sagrada Escritura. Ainda uma minoria entre a minoria judaica cercada da hostilidade do mundo romano, a comunidade de Mateus sentia-se na necessidade de um discurso apologético para defender sua própria interpretação e desvalorizar a dos rabinos. O Evangelho de Mateus não hesita em se valer de todos os recursos retóricos disponíveis para atingir seus propósitos.

Um desses era desacreditar os rivais. Somente assim explicam-se as pesadas invectivas contra "os fariseus" (Mateus 23, por exemplo). Comparando o relato da mesma cena por Marcos (12,28-34) com o de Mateus, percebe-se a intenção deste último. Enquanto Marcos descreve um diálogo respeitoso entre Jesus e um escriba, Mateus registra uma crítica injuriosa dirigida por Jesus aos fariseus como um todo. Obviamente, o Evangelho de Mateus projeta sobre o passado (a época de Jesus) o clima de discórdia entre cristãos e rabinos testemunhado pelo próprio evangelista. Embora tal expediente de marketing possa ter sido justificável na ocasião, gerações posteriores de cristãos, esquecendo o contexto histórico em que foi escrito o Evangelho de Mateus, entenderam o texto como algo que o próprio autor não pretendia: uma absoluta e categórica condenação do judaísmo rabínico. E essa condenação foi usada — ou, melhor, abusada — na Idade Média para racionalizar a perseguição contra os judeus.

Outro recurso utilizado pelos evangelistas foi negar a profunda identificação de Jesus com os ensinamentos dos fariseus, visando a transformar a mensagem de Jesus em uma nova religião mundial e, para este fim, distanciá-la do judaísmo oficial dos fariseus. Não era a intenção de Jesus distanciar-se do judaísmo, tanto assim que ele declarou: "Pois eu vos digo: enquanto não passar o céu e a terra, não passará um i ou um pontinho da Lei, sem que tudo se cumpra" (Mateus 5,18).

A imagem negativa dos fariseus, encontrada em muitos textos cristãos, produziu entre os católicos uma visão gravemente distorcida do judaísmo. O debate de Jesus com os fariseus é um sinal de que ele os levava a sério. A eles Jesus dirigiu suas críticas sobre o establishment religioso (os saduceus, a aristocracia judaica); foi com os fariseus que Jesus aprendeu a "regra de ouro" ("Tudo aquilo que quereis que os homens façam a vós, fazei-o vós mesmos a eles. Esta é a Lei e os Profetas", Mateus 7,12) e deles vem a crença na ressurreição. Portanto, os conflitos e controvérsias relatados no Novo Testamento devem ser vistos como discussões entre irmãos e não como disputas entre inimigos. Ao serem mal interpretadas, as críticas de Jesus aos fariseus tornaram-se armas nas polêmicas antijudaicas e sua intenção original foi deturpada.

O próprio Vaticano reconheceu que os evangelhos, embora baseados em fatos históricos, "são o fruto de um trabalho redacional longo e complicado". A afirmação encontra-se nas "Notas para uma correta apresentação dos judeus e do judaísmo na pregação e na catequese da Igreja Católica", documento publicado em maio de 1985 pela Comissão da Santa Sé para Relações Religiosas com os Judeus. As "Notas" ressaltam também que "Jesus partilha doutrinas farisaicas com a maioria dos judeus palestinos de então, por exemplo (...) as formas de piedade — esmola, oração, jejum; o hábito litúrgico de se dirigir a Deus como Pai; a prioridade do mandamento do amor a Deus e ao próximo" (Notas 17).

Talmud registra o fato de que, na época de Jesus e nas décadas seguintes, o farisaísmo estava dividido entre duas principais escolas de pensamento, as "casas" de Hillel e Shammai. Em muitos casos, Jesus seguia as interpretações mais flexíveis da Casa de Hillel, cujas opiniões acabariam prevalecendo no Talmud, e posicionava-se contra os pontos de vista mais rígidos e legalistas da Casa de Shammai, que estava então em ascensão. É possível, portanto, que muitos dos conflitos entre Jesus e "os fariseus" descritos no Novo Testamento tenham sido, na verdade, disputas entre os próprios fariseus, com Jesus tornando o partido de uma facção contra a outra.

Seja como for, o retrato dos fariseus como implacáveis opositores a Jesus não corresponde à realidade. As "Notas" do Vaticano nos lembram que foram fariseus que preveniram Jesus contra o perigo que ele corria (Lucas 13,31). Um documento anterior do Vaticano, Nostra Aetate, emitido em 1965 pelo Concílio Vaticano II, já havia repudiado a acusação de deicídio contra os judeus e condenado formalmente o antissemitismo. O documento afirma que a morte de Jesus "não pode ser indistintamente imputada a todos os judeus que então viviam, nem aos judeus de hoje". "A Igreja (...) deplora os ódios, as perseguições, as manifestações antissemitas dirigidas contra os judeus em qualquer época e por qualquer pessoa." Foi um passo e tanto na história das relações católico-judaicas.

Embora tenham frisado a "judaicidade" de Jesus e as raízes judaicas do cristianismo, os documentos do Vaticano mantiveram muitos dos ensinamentos da Igreja que se mostraram altamente prejudiciais aos judeus pelos séculos afora. As "Notas", por exemplo, ao mesmo tempo em que citam com aprovação a declaração do Papa João Paulo II designando os judeus como "o Povo de Deus da Antiga Aliança que jamais foi revogada", afirmam que o judaísmo não pode ser considerado um caminho para a salvação (salvação esta que somente pode ser alcançada através de Jesus). Afirma também que os judeus "foram escolhidos por Deus para preparar a vinda de Cristo" e que os eventos e personagens da Bíblia hebraica devem ser interpretados à luz do Novo Testamento ("O Êxodo, por exemplo, representa uma experiência de salvação e de libertação que não termina nela mesma, mas que se desenvolve ulteriormente, cumprindo-se em Cristo"). Esta negação da validade do judaísmo per se constitui um obstáculo ao diálogo teológico. Os judeus não podem aceitar a premissa, explícita ou implícita, de que sua redenção depende de Jesus Cristo.

Apesar disso, o progresso alcançado nas relações católico-judaicas nas últimas décadas é inquestionável. Desde o Segundo Concílio Vaticano, as barreiras de desconfiança mútua foram gradativamente se dissolvendo. De 1965 até hoje, estabeleceram-se mais contatos positivos do que em todos os 1900 anos anteriores. Estereótipos negativos estão sendo apagados. Referências antijudaicas estão sendo retiradas dos livros didáticos católicos e trechos com implicações antissemitas estão sendo removidos da liturgia. Currículos de seminários estão sendo expurgados dos preconceitos do passado. Toda uma geração de jovens está crescendo sem ter sido exposta ao ódio que anteriormente envenenava as relações judaico-cristãs. Existe hoje, pelo menos entre as alas moderadas das duas comunidades, a busca de compreensão mútua e a disposição de dialogar.

Mesmo assim, o preconceito ainda persiste e o antissemitismo continua vivo e forte. Na Europa, uma onda de nacionalismo xenófobo tem provocado em muitos países agressões contra os imigrantes e contra diversas minorias, incluindo os judeus. Na Argentina, os ataques terroristas que destruíram a Embaixada de Israel em 1992 e a sede da comunidade judaica de Buenos Aires em 1994 ainda não foram elucidados. No Brasil, os atos antissemitas são esporádicos, mas o antissemitismo se manifesta com certa frequência por meio de agressões verbais e mensagens difamatórias veiculadas pela Internet. Citando apenas um caso: em junho de 1997, uma professora da Universidade Federal Fluminense, em plena sala de aula, chamou de "judeus safados" o presidente do IBGE e o presidente do Conselho de Administração da recém-privatizada Companhia Vale do Rio Doce. Disse também a referida professora que "o Holocausto foi pouco, não deveriam ser 6 milhões de mortos, mas 20 milhões".

No fundo, a acusação de deicídio pesa sobre o povo judeu até hoje, alimentando o sentimento de ódio contra os judeus, principalmente entre as camadas menos esclarecidas da população. Em nosso país, por exemplo, muita gente não sabe que os recentes documentos da Igreja não consideram mais os judeus culpados da morte de Cristo. É por isso que estamos investindo tanto tempo e energia na consolidação de nossas relações com pessoas de outros credos e, particularmente, com os católicos. Quanto mais oportunidades tivermos de dialogar e conscientizar e esclarecer, maiores nossas chances de apagar o preconceito. E quanto mais conseguirmos apagar o preconceito, menor será o número de pessoas que se deixarão envenenar por calúnias antijudaicas.

figura de Jesus tem sido, infelizmente, um empecilho no relacionamento entre cristãos e judeus, uma justificativa para exclusão mútua, uma fonte de atrito e ressentimento. É de fundamental importância que Jesus seja reconhecido como um elo essencial entre os dois credos. Jesus é a ponte através da qual toda a cristandade passa a ser incluída como descendente de Abraão e, portanto, co-herdeira, juntamente com os judeus, do seu grandioso legado espiritual.

Muitos pensadores judeus, entre os quais o filósofo medieval Maimônides, consideraram Jesus como um instrumento divino para a conversão universal da humanidade. Segundo Maimônides: "Todos os ensinamentos de Jesus abriram o caminho para a vinda do Rei-Messias e prepararam os homens para se unirem e juntos servirem ao Deus único" (Mishneh Torah, Hilkhot Melakhim 9,4).

Creio que é assim que Jesus gostaria de ser lembrado: não como um pomo de discórdia, e sim como um semeador da paz entre cristãos e judeus.

 Referências: 

CARROLL, Mons. Michael et al. "Within Context". Washington, D.C.: Unites States Catholic Conference, 1987.

FEITELSON, Rose e SALOMON, George. The Many Faces of Anti-Semitism. New York; The American Jewish Committee, 1978

FISHER, Eugene J. "Early Christianity", Pace, 1987.

FLUSSER, David. "Christianity", Contemporary Jewish Religious Thought. New York: Charles Scribner's Sons, 1987.

JACOB, Louis. The Book of fewish Beijei New York: Behrman House, Inc., 1984. TOLEDO, Roberto Pompeu de. "A morte de Jesus", Veja, 12 de abril, 1995. WEISS-ROSMARIN, Trude. Judaism and Christianity: The Differences. Jonathan

David Publishers, 1997.

WIGODER, Geoffrey. "Ecumenism", Contemporary Jewish Religious Thought. New York: Charles Scribner's Sons, 1987.

ZEITLIN, Irving M. Jesus and the Judaism of his Time. Oxford University Press, 1988.

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Fonte:

https://www.ihu.unisinos.br/594732-jesus-e-o-judaismo-artigo-de-henry-%20sobel

 

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JESUS SEGUNDO ERNEST RENAN

Joseph Ernest Renan (Tréguier, 28 de fevereiro de 1823 – Paris, 2 de outubro de 1892) foi um escritor, filósofo, teólogo, filólogo e historiador francês.
“Essa pessoa sublime, que a cada dia ainda preside o destino do mundo, é digna de ser chamada divina, não nesse sentido em que Jesus absorveu todo o divino, ou lhe era idêntico, mas no sentido em que Jesus é o indivíduo que propiciou à sua espécie o maior passo em direção ao divino. A humanidade, tomada no seu todo, oferece um conjunto de seres baixos, egoístas, superior ao animal apenas porque seu egoísmo é mais refletido. Entretanto, no meio dessa vulgaridade uniforme, colunas se erguem em direção ao céu e atestam um destino mais nobre. Jesus é a mais alta dessas colunas que mostram ao homem de onde ele vem e para onde deve se dirigir. Nele se condensou tudo o que há de bom e de elevado em nossa natureza. Ele não foi impecável: venceu as mesmas paixões que nós combatemos. Nenhum anjo de Deus o confortou, a não ser sua boa consciência; nenhum Satã o tentou, a não ser aquele que cada um traz em seu coração. Assim como muitas de suas virtudes se perderam para nós por culpa de seus discípulos, é provável também que muitas de suas faltas tenham sido encobertas. Mas nunca ninguém, tanto como Ele, fez predominar em sua vida o interesse pela humanidade sobre as vaidades mundanas. Devotado, incondicionalmente, à sua ideia, Ele subordinou todas as coisas a tal ponto que o universo não existiu mais para ele. Foi por esse acesso de vontade heroica que conquistou o céu.” (...) Jesus não será ultrapassado. Seu culto se rejuvenescerá constantemente; sua lenda provocará lágrimas sem fim; seus sofrimentos enternecerão os melhores corações; todos os séculos proclamarão que, entre os filhos dos homens, não nasceu nenhum maior que Jesus.” “Vie de Jésus” (1863), Ernest Renan